NOVIDADES

♥ Anuncie aqui! Fale conosco!

A DICA É: FAÇA A LIVRE DEMANDA!

Uma das perguntas que mais ouvimos em nossas Consultorias de Amamentação é: COM QUAL FREQUÊNCIA MEU BEBÊ PRECISA MAMAR?

Quando falamos no bebê recém nascido, e para entender você precisa entender um pouco sobre o tamanho do estômago do bebê. O estômago do bebê é extremamente pequeno quando nasce, do tamanho de uma cereja. No dia 3 ele está ainda do tamanho de uma noz, e com cerca de 10 dias de vida, do tamanho de um limão. O estômago pequeno do bebê não permite que ele mame grandes quantidades, e as mamadas precisam ser mais frequentes.

ENTÃO A DICA É: FAÇA A LIVRE DEMANDA!

A livre demanda nada mais é oferecer o peito toda vez que o bebê pedir. Isso significa que quando o bebê apresentar algum sinal de fome, você pode e deve oferecer o peito. O choro é o último sinal de fome do bebê. Permita que o bebê mame sem cronometrar no relógio e enquanto estiver sugando ativamente no peito.
Mas é claro que a livre demanda também é da mãe. Toda a vez que a mãe estiver com o peito cheio, com sensação que precisa de alívio (você sentirá isso!) ela deve oferecer o peito também.
Um trabalho publicado no Pediatrics mostrou que bebês de 0 a 6 meses de idade podem variar a frequência de mamadas de 6 a 18 vezes em 24h (incluindo mamadas noturnas!).
Mamadas frequentes costumam acontecer muito no início da vida, e também nos saltos de crescimento e desenvolvimento. A produção de leite se dá pelo esvaziamento da mama. Isso significa que sensação de peito vazio não é sinal de pouco leite! Na verdade quanto mais o bebê mamar, mais leite irá produzir.

ONDE SURGIU O INTERVALO DE MAMADA DE 3 EM 03 HORAS?

A “cultura da mamadeira” e o fato de dar fórmula ao bebê, quando esses não foram amamentados no peito, fez surgir a necessidade de se estipular um horário para o bebê mamar. Entretanto, pensando na fisiologia do bebê, no tamanho do seu estômago e nas suas necessidades, pode-se pensar que o intervalo “de 3 em 3h”, pode ser um guia, mas não uma regra! Assim como bebês prematuros podem não despertar naturalmente se não o acordarmos, um bebê pode mamar num intervalo menor ou maior do que esse.