NOVIDADES

♥ Anuncie aqui! Fale conosco!

DESAFIOS DA AMAMENTAÇÃO IX: Amamentação tem prazo para terminar?

A amamentação é um processo tão generoso e único que é quase impossível depois de estabelecido pensar que pode acabar,  não é mesmo?

Mas e tem prazo para terminar?

Este momento é determinado por cada mãe e cada bebê, ao seu tempo e sua disponibilidade, e tudo bem também.

Não pode ser imposto, cobrado ou determinado por outra pessoa a não ser a mãe e o seu bebê. É um entendimento dessa dupla, que investiu todo seu amor e sua energia nesse processo então ninguém melhor que eles para determinar quando encerrar juntos essa etapa linda e que ficará eternizada nas memórias de cada um.

Independente de cada processo, e de todas as recomendações do Ministério da Saúde, cada mãe vai ter o seu tempo. Há mães que desejam amamentar exclusivamente até os seis meses, outras até os dois anos de idade, outras até a volta ao trabalho e depois fazer a amamentação mista.

Depende de cada caso, de cada mãe, da disponibilidade dessa mãe-mulher na volta ao trabalho, de ter rede de apoio ou não, de introduzir o bebê na escola mais cedo ou mais tarde.

O que importa mesmo é o quanto de amor você dedicou ali em cada mamada, em cada olhar, em cada troca de afeto, lágrimas, sentimentos e doação.

Não tenha duvidas, que fizeste o teu melhor, em cada momento!

Já é único! Já é verdadeiro! Já é intenso! Seja o quanto for!

 

Escrito por:

Cristiane Alves dos Santos

Idealizadora da Maternité - Assistência Materno Infantil