NOVIDADES

♥ Anuncie aqui! Fale conosco!

DESAFIOS DA AMAMENTAÇÃO VII: Frênulo lingual pode atrapalhar a amamentação. Você sabia?

Esse tema é polêmico, por isso trouxe para falarmos dele. Avaliar a boca do bebê recém-nascido é fundamental para o processo de amamentação. Porém essa prática passa longe dos protocolos da maioria dos profissionais de saúde que estejam envolvidos com mamães e bebês.

Por quê? Simplesmente porque não faz parte dos demais protocolos institucionais da nossa região. (Se existir algum que faça, me avisem que faço questão de me retificar).

Qual o impacto que o freio lingual conhecido como anquiloglossia causa na amamentação? Dor, dificuldades para o bebê mamar e estarmos a beira do desmame precoce.

A anquiloglossia ou língua presa nada mais é do que o remanescente embriológico de um tecido que fica abaixo da língua, o frênulo lingual, e que não desaparece completamente, deixando a língua literalmente “presa” ao assoalho da boca. O lábio superior também pode ter um frênulo, que também impede que o lábio superior fique evertido ao fazer a pega no peito.

Atualmente estou atendendo diversos destes casos, e obviamente após a avaliação encaminho para a opinião do pediatra do bebê e posteriormente ao cirurgião pediátrico na maioria dos casos.

Muito bem, mas o que quero falar é da dificuldade em avaliar precocemente esse bebê e sua boca como parte da consulta e prevenir agravos, ou até mesmo já realizar ainda no hospital. É um desafio enorme primeiro fazer com que os pais entendam o que é e a importância em fazer (quando necessário) a correção. Depois o médico ter esse olhar voltado para a amamentação, pois na maioria das vezes acreditam que vai melhorar sem nada fazerem. Isso leva muitos dias, dezenas de dias, às vezes e a amamentação como vai? Está na beira do abismo!

Mas continuo acreditando na conduta de uma avaliação completa, bem feita, embasada cientificamente e conto com colegas da mesma conduta para validarem junto essa necessidade urgente em avaliarmos criteriosamente a boca dos nossos bebês.

 

Cristiane Alves Santos

Idealizadora e Fundadora da Maternité - Assistência Materno Infantil