NOVIDADES

♥ Anuncie aqui! Fale conosco!

DESAFIOS DA AMAMENTAÇÃO VIII: Os vilões da amamentação: chupetas e mamadeiras

A amamentação é desafiada diariamente por ciladas, conversas inadequadas, dicas duvidosas e aos principais acessórios que estamos acostumados a ver na lista da maternidade: chupetas e mamadeiras.Esses são alguns dos maiores, se não os maiores vilões que atrapalham, dificultam e deixam as mães e os bebês a beira do desmame.

A confusão de bicos é iminente! “Mas e se o bebê chora, o que fazer?” “O leite deve estar fraco para não sustentar o seu bebê.” “Você tem pouco leite, dá uma mamadeira e ele para de chorar e vai até dormir”. Affff é cruel ouvir e sentir isso, mas acontece diariamente. Você se identifica? Já ouviu ou viu alguém proferir essas frases para alguma mãe?

Mas o que acontece então? Porque quando o colocamos qualquer, e digo QUALQUER coisa (objeto, chupeta, mamadeira, seio materno....) tudo o bebê vai sugar. Sabe por quê? Isso é reflexo de sucção, instinto, a criança tem instinto de sobrevivência e obviamente é o estímulo que nascemos com mais habilidade.

O que há de errado então? Tudo! Quando introduzimos num processo de amamentação que requer aprendizado, treino e prática a chupeta ou a mamadeira, ou ambas, na maioria das vezes, o trabalho a ser executado no processo de sucção ao seio materno é trabalhoso e mais difícil (porém de fácil aprendizado) se não atrapalharmos com a nossa ansiedade e desespero frente ao choro do bebê.

Sucção não nutritiva – chupeta e as mamadeiras são muito diferentes do seio materno e por isto aumenta o grau de dificuldade em relação à sucção ao seio. De um modo geral, em raras exceções, as chupetas e mamadeiras são indicadas e necessárias, mas para mais de 95% dos bebês recém-nascidos é completamente desnecessária essa adaptação adjunta à amamentação.

Salve a amamentação, sem interferências, sem chupetas, sem desmame precoce!!!

Vamos promover e apoiar a Amamentação na sua melhor forma!

 

Escrito por:

Criatiane Alves Santos

Idealizadora da Maternité - Assistência Materno Infantil