NOVIDADES

♥ Anuncie aqui! Fale conosco!

ACOLHIMENTO NA AMAMENTAÇÃO: Um dever de todos nós!

Acolher já nos remete a algo agradável, favorável, é a maneira de receber, de considerar, hospitalidade. Pensando bem, fizemos isso tudo com a amamentação e com quem amamenta?

É uma responsabilidade social Acolher mãe e bebê no processo de amamentação, nas empresas, nos locais públicos, na nossa casa, em qualquer lugar em que estejamos e sejamos capazes de atuar favoravelmente para que essa mulher se sinta acolhida na nossa presença, convidada a estar conosco e principalmente a nutrir seu bebê.

O acolhimento precisa ser amplamente discutido, para que a mãe possa se sentir à vontade para nutrir seu filho em qualquer lugar, pedir ajuda quando necessário e falar sobre suas dificuldades em relação à amamentação.

Na maioria das vezes muitas mães desistem de amamentar por não se sentirem acolhidas na própria família, no grupo de amigas, ao mínimo sinal de desajuste nesse processo inicial ela se sente desamparada, por vezes julgada e acaba desistindo de fazer o ato mais nobre após o nascimento – AMAMENTAR.

O acolhimento deve ser feito pela sociedade como um todo, empresas, unidade básica de saúde, hospitais, profissionais de saúde, pediatras, obstetras, família, comunidade em geral. Quando passarmos a entender que amamentação não é mais uma questão apenas de saúde e sim de educação, onde deve ser aprendido desde a escola até faculdades, passaremos a entender que amamentação é prevenção, é redução de danos à saúde da mãe e do bebê, é menor risco de infecção, menos atestados nas empresas, maior produtividade, enfim... qualidade de vida para o mundo inteiro.

Vamos acolher onde quer que estejamos mamães e bebês, sejamos gentis com a vida, desde o começo dela. Sejamos humanamente suficientes e capazes de entender que a amamentação depende de todos nós.

Um fraterno abraço de quem está aqui sempre para te acolher.

 

Escrito por:

Cristiane Alves Santos, Enfermeira e Idealizadora da Maternité -Assistência Materno Infantil e mamãe da Clarinha! <3