SERVIÇOS

A Maternité tem planos especiais de atendimento, desde o pré-natal até pós-parto, além de Consultoria em Amamentação e Desmame Gentil. O preparo e a informação qualificada e bem orientada são fundamentais para esse momento da gestante, da mãe, do bebê e da família.


Conheça nossos planos de atendimento!

Preparando o Ninho

Este plano oferece um cuidado completo desde a gestação até o pós-parto. Preparado para a futura família que busca planejar com tranqüilidade e segurança esse momento para vivenciar tudo com muito amor. É a melhor opção para curtir essa maravilhosa espera.


Este plano é composto por três atendimentos:

1º atendimento
Curso básico aos pais sobre a gestação e os primeiros cuidados com o bebê; Avaliação da gestante e orientações gerais; Respondendo as dúvidas dos pais; Visita ao espaço do bebê para conhecer a ambiência e orientar sobre itens necessários para sua chegada. Ideal ocorrer entre o 7º e 9º mês de gestação.

2º atendimento
Ajuste e intervenção na amamentação; Cuidados gerais com o bebê (auxílio no banho, troca de fraldas, cuidados com umbigo, higiene oral do bebê, orientações sobre o sono); Orientações quanto à nova rotina do casal. Ocorre nas primeiras 24 horas de vida do bebê, podendo ser realizado ainda na maternidade ou após a alta hospitalar. 

3º atendimento
Na primeira semana após a alta hospitalar: avaliar a puérpera em suas necessidades; Gestão da Amamentação; Intervenções em eventuais dificuldades com a Amamentação; Orientações gerais sobre o desenvolvimento do bebê. Ocorre até 10 dias após o nascimento.

Boas Vindas

Para essa nova família que está programando tudo com muita Tranqüilidade e Amor, esse plano acolhe as primeiras horas dessa nova família no novo ninho e seus primeiros dias. Este plano é composto por dois atendimentos: o primeiro será nas primeiras 24hs após a família chegar da maternidade e a segunda visita em até 10 dias. Serão realizadas orientações sobre aleitamento materno, cuidados com o bebê, avaliação física e emocional da mãe e ambiência familiar.

1º atendimento
Ajuste e intervenção na amamentação; Cuidados gerais com o bebê (auxílio no banho, troca de fraldas, cuidados com umbigo, higiene oral do bebê, orientações sobre o sono); Orientações quanto à nova rotina do casal. Ocorre nas primeiras 24 horas após o nascimento do bebê ainda na Maternidade ou após a alta hospitalar, no domicílio.

2º atendimento
Realizada na primeira semana após a alta hospitalar, onde será avaliada a recém-mamãe em suas necessidades. Gestão da Amamentação; Intervenções em eventuais dificuldades com a amamentação; Orientações gerais sobre o desenvolvimento e cuidados com o bebê.

Essencial

A chegada pós-maternidade é cercada por sentimentos de ansiedade e insegurança. Esse é o plano indispensável para a família recém-nascida e que estão repletos de dúvidas do que fazer nesse momento. Conte com o auxilio de uma profissional experiente para orientar você e sua família.

Esse plano é composto por um atendimento:

Sobre o atendimento:
Realizada no primeiro dia após a chegada da maternidade.
Oferece: Orientações sobre primeiros cuidados com o bebê (higiene, troca de fraldas, amamentação e sono);
Orientações sobre a nova rotina da família. Ideal ocorrer nos primeiros dias de vida do bebê, após a chegada da maternidade.

Consultoria em Amamentação

Amamentar não é tarefa fácil e nesse momento de desespero e insegurança conte com a orientação de uma enfermeira especialista em amamentação para avaliar e diagnosticar as dificuldades. A Consultoria em Amamentação é um atendimento de Promoção, Proteção, Apoio e Incentivo ao Aleitamento Materno. Oferecido através de avaliação presencial e acompanhamento, com orientações técnicas baseadas em estudos mundiais e respeitando sempre a escolha da mulher e o vínculo mãe e bebê.

Este plano é composto por um atendimento:

 São avaliadas as condições da mãe na amamentação: fissuras ou feridas nas mamas, leite empedrado, processsos de dor, mastites, baixa produção de leite, insegurança ao amamantar, entre outras. As condições do bebê: teste da linguinha, avaliação oral do bebê, dificuldades no ganho de peso, bebê que rejeita o peito da mãe, entre outras situações que dificultam esse processo.

Observações:

Será realizada intervenção específica no problema detectado; Caso necessário, serão utilizadas técnicas para favorecer o aleitamento materno: relactação e finger feeding.

Maiores Dificuldades da Amamentação:
Pega inadequada do bebê.
Greve de amamentação.
Fissura ou feridas nas mamas.
Leite “empedrado” - Ingurgitamento mamário.
Mastites ou outras lesões nas mamas.
Dificuldades no ganho de peso do “bebê”.
Sucção ineficiente.
Baixa produção de leite.
Alta produção de leite.
Insegurança da mãe.
Desmame precoce.
Confusão de Bicos.

Atendimento Clínico

Avaliação clínica da gestante ou puérpera e do bebê de forma individual e personalizada visando atender as suas necessidades em relação ao processo da gestação e nascimento e estabelecendo uma conduta clínica de cuidados preventivos em relação à mãe e ao bebê do início ao final da gestação. A consulta com enfermeira especialista promove mais segurança, tranquilidade e apoio às escolhas dessa mulher desde o pré-parto até o seu pós-parto.

Realização de procedimentos de enfermagem materno-infantil:
Curativos no pós-parto
Tipóias em bebês com fraturas
Aplicação de medicações de uso domiciliar (com prescrição médica)
Colocação de brincos em recém-nascidos e crianças

♡ Aluguel de Bomba Tira Leite

Desmame Gentil

O Desmame é um momento a ser programado, preparado e praticado de forma afetuosa e gentil. Esse processo deve ser conduzido com paciência, carinho e conhecimento do momento certo para o bebê, a partir da decisão materna.

 

Sobre o Desmame:
A recomendação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde é que o bebê seja amamentado exclusivamente até o sexto mês de vida e como forma complementar a outros alimentos até dois anos de vida ou mais. O desmame não é um evento e sim um processo, que faz parte da evolução da mulher como mãe e do desenvolvimento da criança, por esta lógica, não podemos exigir e permitir que esse processo seja interrompido abruptamente, de forma desrespeitosa com essa dupla - mãe e bebê. Promover o desmame deve ser tão apoiado e orientado quanto amamentar, de forma que essa harmonia seja estabelecida pela mãe e conduzida de forma generosa para um fechamento deste ciclo no momento certo sem traumas e consequências para ambos.

O desmame pode ocorrer de diferentes maneiras:


Abrupto: sem orientação e causando alterações negativas no comportamento do bebê. É contra-indicado pela consultora da Maternité, mas ainda é realizado por muitos pela falta de apoio e orientação.
Conduzido: é o que respeita a criança e de forma tranquila antecede o desmame natural, que poderia levar mais tempo para acontecer. O processo tende a entender as substituições que a criança faz dos benefícios nutricionais e afetivos do peito por outros.
Parcial: pode ser realizado no turno de preferência da mãe. De forma organizada, com orientações de rotinas a serem implementadas, em etapas para que tudo aconteça de forma generosa.
Natural: é quando o bebê decide que não quer mais mamar, perde o interesse e larga o peito do dia para noite. É a forma mais adequada, mas a menos previsivel de acontecer. Esse processo quando ocorre é o sinalizador de que está tudo perfeitamente sincronizado com o desenvolvimento do seu bebê.

Mas então, como fazer o desmame de forma generosa e afetiva?
E quando é a hora de desmamar? Para essas e tantas outras dúvidas conte conosco para te acompanhar neste processo. Estamos preparados para te orientar e promover esse processo com amor e carinho para você e seu bebê.

Cursos e Workshops

Realização de projetos e organização de eventos na área Materno-Infantil, grupos de gestantes, rodas de conversa, grupos de mães, grupos de pais, cursos de gestantes e casais grávidos.
♡ Eventos em escolas sobre saúde infantil.
 Consultoria na área Materno-Infantil baseada na legislação vigente sobre o direito de amamentar, licença-paternidade, empresa cidadã, entre outras.

Consultorias Especiais

A Maternité também realiza consultorias e atendimentos individuais, abordando os seguintes assuntos:

Amamentação de Gemelares ou Múltiplos
Mães adotivas que desejam amamentar
Organização da Amamentação na volta ao trabalho
Mamas com alterações anatômicas que dificultam a amamentação
Cirurgia mamária
Amamentação de crianças especiais

Tire suas dúvidas sobre nossos serviços agora mesmo. Clique aqui!